quarta-feira, 5 de março de 2008

Saúde ou doença?


Há alguns anos venho trabalhando em academias, e percebo a interferência do excesso de exercício na vida de algumas pessoas. Fui a fundo pesquisar sobre isso e descobri uma doença chamada vigorexia.
Para quem não conhece ou não sabe o que significa, a vigorexia é um tipo de distúrbio psicológico em que a pessoa sofre tentando obter uma melhor forma física, a obsessão por um corpo perfeito, isso muitas vezes acaba por prejudicar o individuo levando com que o mesmo se isole de outras atividades tornando-se um escravo da boa forma. Esse tipo de distúrbio é muito comum nas academias, principalmente em homens que buscam uma satisfação pessoal encarando a musculação como um dever, aonde deveria se tornar um ato prazeroso e saudável.
Quando observamos que o individuo exibe sua musculatura frequentemente comparando seu corpo com o de um amigo ou colega, exagerando em seus treinos, se expondo se tornando muitas vezes ridículo e querendo sempre mais e mais, esse pode ser um vigorexo.
Em que ponto a pratica do exercício vira doença?

8 comentários:

Camargo disse...

E aí Diego. Gostei de ver. Mandou bem. Escolheste um tema bem legal para discussão. Olha, os toques que tu deste foram esclarecedores. Acho que com os indicativos que mencionaste podemos traçar uma linha divisória entre a musculação feita por esporte e visando à saúde daquela que já apresenta sinais de patologia. Aquele que é "fissurado", que está sempre procurando um "suprimento" novo, não fala em outra coisa que não o corpo e vive se comparando "atleticamente" com os demais está na hora de buscar ajuda de um profissional da "mente". Mas onde, então, a linha divisória? Olha, para mim, sempre que ouver dúvida já é um sinal de que as coisas não vão bem. Certamente que um tratamento nesse momento trará resultados mais imediatos e sem muitos traumas. Abraços. Tio Velo.

Unknown disse...

nina...
muito legal diego, eu ja estava pensando em fazer algo assim, mas como não entendo muito de internet não fiz...

Thais Lonagray disse...

Dieguito

É...até que preço...
Eu trabalho pela saúde,é engraçado pensar que alguém que busque o esporte para saúde acabe entrando nessa,e involuntariamente...
Em rendimento até se espera,mas quando acontece com o aluno da academia que queria o típico "ficar com um corpo legual",leve para obcessão...
Iniciativa boa...
Posta que sempre que puder opino...
Bjo

Juliana Laguna disse...

Fala Cunhaaa!!!
Nossa... o máximo esse blog, muito bem escrito e ótima escolha para um 1° post..assunto interessante e bem polêmico!!!!
Arrasou!!!!!!!
Bjão!
Juliana Laguna

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O que me impressiona é que essa doença é vista como um troféu e exemplo de esforço. Fazem concursos e festas e estudos e exposições.
E pra piorar existe um mercado que gira em torna dessa anomalia.
Se fizessem um concurso de anorexas?? Isso seria horrível não... Imagina:
- E o primeiro prêmio vai para "Fulana de Tal" com seus impressionantes 22 quilos... E a galera ovaciona!!!!

Unknown disse...

Muito bom Diegão!!
Gostei muito do tema que tu escolheu cara.
abraço Diego Silva

Grilo disse...

É isso ai. Saúde começa com uma boa cabeça. Vamos dar continuidade na discussão, prosseguir o esclarecimento ?

Um beijão. Saúde e Paz